Com aporte total superior a meio milhão de reais, programa da CMPC contemplou 19 iniciativas sociais com apoio financeiro. Foto: divulgação

Na 5ª edição do Fundo Valor Local, CMPC contempla projetos do RS e do PR

A CMPC anunciou os projetos selecionados na 5ª edição do Fundo Valor Local. O objetivo é apoiar iniciativas que visam o desenvolvimento de comunidades vizinhas às operações florestais, industriais e portuárias da companhia. Com aporte superior a R$ 500 mil, 19 projetos foram contemplados.

Para a 5ª edição do Fundo Valor Local, foram selecionadas iniciativas no Rio Grande do Sul e Paraná. As cidades das iniciativas contempladas são: São Sepé, Guaíba, Arroio dos Ratos, São Jerônimo, Barão do Triunfo, Gravataí, Barra do Ribeiro, Pinheiro Machado, Encruzilhada do Sul, São Gabriel, Manoel Viana e Piraí do Sul.

Para a seleção dos projetos, a comissão julgadora analisou ações que contemplassem um ou mais dos sete pilares estratégicos da CMPC, que são: Cultura e Integração; Educação e Capacitações; Florestas e Serviços Ambientais; Cidades Sustentáveis e Qualidade de Vida; Acesso à Água e ao Saneamento; Empreendedorismo e Geração de Renda; e Cadeia de Fornecimento Local.

“É um orgulho enorme chegarmos a 5ª edição do Fundo Valor Local, um programa muito importante para a companhia. Através dessa iniciativa, apoiamos projetos inspiradores e que fomentam o desenvolvimento de cidades vizinhas às nossas operações”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil. “Contemplamos iniciativas no Rio Grande do Sul e Paraná, reforçando nossa atenção aos projetos que impactam positivamente e geram valor compartilhado nas comunidades em que estão inseridos”, completa.

Confira a lista completa dos projetos contemplados pela 5ª edição do Fundo Valor Local:

Cultivar e Transformar | Caçapava do Sul

O projeto tem como foco fortalecer o acolhimento de mulheres em recuperação da dependência química, incluindo mães nutrizes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa propõe a implantação de um sistema de biogás para geração de energia limpa a partir de resíduos orgânicos, instalação de irrigação para a horta, conserto de cisternas e aquisição de um fogão industrial.

Projeto Mãos da Mudança: Estufa Comunitária JCF | Guaíba

O projeto busca promover segurança alimentar, sustentabilidade e integração entre escola e comunidade por meio da implantação de hortas caseiras. A iniciativa prevê a construção de uma estufa para produção de mudas de hortaliças e ervas medicinais, que serão doadas a cerca de 120 famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social.

Mulheres que Criam: Curso Inicial de Customização e Costura Artesanato para Transformar Vidas | Guaíba

O projeto da Liga Feminina de Guaíba busca capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de oficinas de customização de roupas, promovendo geração de renda, autoestima, inclusão social e sustentabilidade. As participantes aprenderão técnicas como bordado, pintura em tecido, costura criativa e reaproveitamento de materiais, além de precificação e marketing de seus produtos.

Panificando e Cozinhando para um futuro melhor | Butiá

O projeto “Panificando e Cozinhando para um Futuro Melhor”, da Associação Comunitária Cristã Ebenezer, busca oferecer oficinas de panificação e culinária para famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro São Cristóvão, em Arroio dos Ratos. A iniciativa pretende ensinar boas práticas de manipulação de alimentos e a produção de pães, bolos, pizzas e salgados, possibilitando tanto o consumo próprio quanto a geração de renda por meio da venda dos produtos.

Cultivando Oportunidades: Hidroponia para a Reinserção Social | Butiá

O projeto “Cultivando Oportunidades: Hidroponia para a Reinserção Social”, da Comunidade Terapêutica Despertar (São Jerônimo/Arroio dos Ratos – RS), busca capacitar homens em recuperação da dependência química para a produção hidropônica de hortaliças. A iniciativa alia formação prática e teórica em cultivo sustentável com geração de renda e autossustentabilidade da instituição.

Horta inclusiva e sustentável | Butiá

O projeto busca qualificar a horta existente, tornando-a acessível a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção por meio da sua elevação. A iniciativa também prevê a construção de uma composteira para transformar resíduos orgânicos em adubo, incentivando práticas sustentáveis.

Raízes da Vida: saberes e sabores da maturidade | Guaíba

O projeto tem como objetivo ampliar os benefícios da horta comunitária por meio da construção de uma estufa e aquisição de insumos, garantindo cultivo durante todo o ano. A iniciativa visa promover bem-estar, estímulo cognitivo, socialização e hábitos alimentares saudáveis entre os 43 idosos atendidos, que possuem diferentes graus de dependência.

Perfumando Sonhos | Guaíba

A APAE de Barra do Ribeiro atende pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo inclusão social, autonomia e participação coletiva. O projeto visa capacitar os usuários na produção artesanal de sabonetes, velas e aromatizadores, estimulando o trabalho e a geração de renda. Busca superar a exclusão laboral e fortalecer a autoestima e a autonomia dos participantes. As oficinas semanais qualificam os beneficiários em produção, embalagem e comercialização dos produtos.

FARMAPET: Farmácia Veterinária Popular | Guaíba

Implantar a primeira farmácia popular veterinária na cidade de Barra do Ribeiro. A FARMAPET é uma iniciativa da ACPA em parceria com a Escola São José, Farmácia Trevo e a SICREDI criada para garantir o acesso a medicamentos, exames, vacinas aos pets dos tutores de baixa renda. Mais do que uma farmácia, a FARMAPET é um instrumento de transformação social, que atua na interseção entre saúde animal, justiça social e reconstrução comunitária.

Abraçando a escola | Pelotas

A Escola Ana Tereza da Rosa, localizada em Torrinhas, Pinheiro Machado/RS, atende 70 alunos da zona rural, além de professores, funcionários e motoristas. O projeto visa promover bem-estar e segurança na entrada da escola, especialmente em dias de chuva e frio, por meio da construção de uma cobertura e da troca do piso danificado. O objetivo é facilitar o acesso, reduzir riscos de acidentes e tornar o ambiente mais confortável para toda a comunidade escolar.

Mulheres unidas inovando idéias | Pelotas

A Associação de Torrinhas, em Pinheiro Machado/RS, atende cerca de 150 pessoas da comunidade rural e é o único espaço local para cursos, eventos culturais e ações de lazer. O projeto visa transformar a sede da associação em um centro de educação, cultura e convivência, oferecendo infraestrutura adequada e equipamentos próprios. As melhorias incluem aquisição de móveis e utensílios para a realização de cursos, festas e eventos, sem depender de recursos trazidos de casa.

Ponto de Véu | Encruzilhada do Sul

O projeto “Ponto de Véu”, realizado pelo Centro de Formação Divina Providência em Encruzilhada do Sul/RS, visa capacitar 30 mães, responsáveis e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na produção artesanal de pães e produtos de panificação. Com 8 semanas de aulas teóricas e práticas, o projeto busca fortalecer a autonomia financeira e social das famílias, estimulando o empreendedorismo e a geração de renda.

Cultivando Vínculos: Sustentabilidade e Inclusão para Produzir e Viver Melhor | São Jerônimo

O projeto proposto para a Associação de Produtores da comunidade Quitéria, em São Jerônimo/RS, visa melhorar a infraestrutura da sede comunitária, garantindo acessibilidade, conforto e sustentabilidade. Serão reformados e ampliados os banheiros, ampliada a área coberta, instalados forro e novas janelas, e implementado um sistema de captação de água da chuva. A iniciativa busca atender às necessidades de 104 famílias associadas, proporcionando espaço adequado para capacitações, eventos culturais, esportivos e recreativos.

Incentivo a horticultura comercial para agricultura familiar do interior de São Gabriel | São Gabriel

O projeto da Associação de Produtores do distrito de Catuçaba, em São Gabriel/RS, visa fortalecer a agricultura familiar, ampliando a produção de hortigranjeiros e o acesso a mercados institucionais, como alimentação escolar e guarnições do Exército. Será adquirido um implemento agrícola comunitário para preparo mecanizado de canteiros, aumentando a área cultivada de 1 ha para 6 ha em 40 propriedades. Também serão compradas mesas e cadeiras para qualificar três salões comunitários, apoiando feiras e eventos.

Raízes do Pampa: Aprender com a Tradição | São Gabriel

O projeto “Raízes do Pampa: Aprender com a Tradição”, da Escola Manoel Viana em Manoel Viana/RS, busca resgatar e valorizar a cultura gaúcha entre os alunos e a comunidade escolar. Propõe a revitalização de um galpão da escola para realização de oficinas, declamação de poesias, tiro de laço e palestras, promovendo protagonismo juvenil e trabalho em equipe. O público-alvo abrange crianças, adolescentes e adultos do ensino diurno e noturno, garantindo integração por faixa etária.

Floresta de Ártemis | São Gabriel

O projeto “Floresta de Ártemis”, no Assentamento Madre Terra em São Gabriel/RS, busca proteger, restaurar e estudar 572 ha de floresta de transição entre Mata Atlântica e Pampa, ameaçada por caça e entrada de animais domésticos. A iniciativa é liderada pela Associação APACHA em parceria com a Unipampa e beneficia 88 famílias do assentamento e cerca de 200 estudantes de escolas municipais.

Alma Gaúcha com renda | São Gabriel

O projeto do Piquete Alma Nova, em Manoel Viana, visa fortalecer o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade periférica local, oferecendo capacitação em construção civil e artesanato, preservando tradições gaúchas e afrodescendentes. As ações incluem reforma da cozinha do piquete, cursos de Guasqueiro e tecelagem em lã, aquisição de equipamentos e promoção de eventos comunitários.

Flores e Sabores: Cultivando o Cuidado na Nossa Escola | Piraí do Sul

O projeto “Flores e Sabores” será desenvolvido em uma escola pública de comunidade mista, com foco na educação ambiental, alimentação saudável e valorização da cultura rural. Visa criar e manter uma horta escolar e decorar espaços de convivência, promovendo a conexão entre campo e cidade e estimulando empreendedorismo e responsabilidade ambiental. As atividades incluem plantio, cuidado, colheita, comercialização de produtos com escolas do campo parceiras e oficinas integradas ao currículo.

Resgate da Festa de São Gonçalo em Piraí do Sul | Piraí do Sul

O projeto “Resgate da Festa de São Gonçalo de Piraí do Sul” visa revitalizar a Dança de São Gonçalo, tradição quilombola esquecida por mais de 42 anos, por meio de um evento gratuito de um dia com música, dança, feira de artesanato, oficinas e celebração religiosa. O objetivo é valorizar a cultura local, fortalecer o patrimônio imaterial, incentivar a economia criativa e promover o diálogo entre artistas, comunidades e público.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br